Já alguma vez pensou como é que o estômago consegue aceitar “só mais um doce”? Mesmo depois de uma refeição abundante, quando parece não haver espaço para mais nada, há quase sempre lugar para a sobremesa. Na verdade, esse “comportamento guloso” tem uma explicação científica.
Em determinados eventos (casamentos, baptizados, Natal, etc), depois das várias entradas e dos pratos principais, o estômago começa a dar sinais de estar demasiado cheio. Ainda assim, quando o assunto são os doces e as sobremesas, parece haver sempre margem para uma “excepção” — e há uma razão lógica para isso. Os doces nunca ficam de fora. E, curiosamente, o próprio corpo humano parece reconhecer isso, sabendo seleccionar e suportar “a melhor parte” da refeição, mesmo quando o espaço já é muito reduzido.
Segundo um artigo publicado no Science Alert, no Japão este fenómeno é conhecido como “betsubara”, expressão que significa “estômago separado”. Do ponto de vista anatómico, esta ideia não corresponde à realidade, já que não existe qualquer compartimento adicional neste órgão. Na verdade, tudo se explica através do processo chamado “acomodação gástrica”.
Os especialistas explicam que o estômago tem a capacidade de se expandir e ajustar conforme as necessidades do momento — neste caso, de acordo com a gula.
Ao iniciarmos a refeição, ocorre a chamada acomodação gástrica, um fenómeno provocado pelo relaxamento dos músculos do estômago, que permite aumentar a sua capacidade sem provocar um aumento significativo da pressão interna.
Além disso, é mais fácil tolerar uma sobremesa do que mais um “prato principal”, uma vez que alimentos em doses mais pequenas, como os doces, “exigem pouca digestão mecânica”, facilitando todo o processo digestivo. Dessa forma, o estômago consegue relaxar ainda mais e criar espaço adicional.
Ainda assim, em ambientes familiares, entre amigos ou em celebrações, seja por influência de hábitos culturais ou emocionais, a vontade por algo doce pode surgir antes mesmo da refeição começar. Isto acontece porque, culturalmente, já se espera a sobremesa no final destas celebrações festivas, como em casamentos e no Natal.
Por isso, mesmo antes de o estômago estar preparado, o cérebro já se encontra pronto para receber uma generosa quantidade extra de calorias.
























