Simbiose = Relacionamento = Equilíbrio = Harmonia = Bem-Estar = Energia
Originário do Cáucaso, foi introduzido no resto do mundo no início do século XX.
O KEFIR é um produto alimentar obtido através da fermentação do leite por microrganismos benéficos. O aspecto é muito semelhante ao do iogurte, no entanto, tem um maior valor nutricional e terapêutico.
Além da presença das bactérias benéficas e das leveduras, o KEFIR contém sais minerais, vitaminas do complexo B e aminoácidos essenciais, importantes para a manutenção das funções vitais do organismo. A sua riqueza em diversos nutrientes, tais como: de triptofano (aminoácido essencial), de cálcio e de magnésio promovem um efeito relaxante no sistema nervoso. O KEFIR também fornece boas quantidades de fósforo, um mineral que participa no metabolismo da absorção dos hidratos de carbono, das gorduras e das proteínas. Estes nutrientes, por sua vez, são responsáveis pela manutenção, pelo crescimento celular e pelo fornecimento de energia ao organismo.
Além destes nutrientes, o KEFIR é uma excelente fonte de vitamina K e vitamina A. Uma ingestão adequada destas vitaminas leva ao bom funcionamento dos rins e do fígado, acelera os processos de cicatrização e aumenta o sistema imunitário (aumento da resistência contra diversas patologias).
O KEFIR pode ser consumido “ao natural” ou incrementado com outros alimentos como frutas frescas, secas ou oleaginosas, cereais, mel, etc, que o torna ainda mais saboroso e nutritivo.
O KEFIR difere do iogurte por conter colónias de bactérias benéficas (probióticos) que colonizam o tracto gastrointestinal, onde controlam e destroem o desenvolvimento das bactérias patogénicas.
Outra característica muito importante do KEFIR é que as bactérias e as leveduras que o constituem utilizam a maior parte da lactose (açúcar do leite) durante o processo de fermentação, tornando-o num alimento indicado para os casos de diarreia e diabetes, e uma óptima fonte proteica para as pessoas com intolerância à lactose.
O grão de KEFIR é um agrupamento gelatinoso polissacárido que tem vários microrganismos em simbiose, e sua complexidade ainda não foi completamente descoberta pela ciência.
Basicamente o KEFIR contém:
– 8 leveduras, – 2 bactérias acéticas, – 16 lactobacilos (aproximadamente), – 9 streptococcos/lactococcos (aproximadamente), – ácido fólico, – ácido pantoténico (vitamina B5), – biotina, – cálcio, – hidratos de carbono, – fósforo, – gordura, – lactase, – magnésio, – niacina (vitamina B3), – potássio, – proteínas, – piridoxina (vitamina B6), – triptofano e vários outros aminoácidos essenciais, – cobalamina (vitamina B12), – vitamina A, – vitamina K.
E tem propriedades:
– Antitumorais;
– Antibacterianas;
– Antifúngicas.
O KEFIR tem uma consistência cremosa uniforme, um gosto refrescante, levemente azedo, com um aroma suave de fermento fresco semelhante ao da cerveja. Também pode ter um sabor forte efervescente natural picante, se fermentar por mais de 24horas ou se a proporção entre grãos de KEFIR e a quantidade de leite for diferente do KEFIR Tradicional. No entanto, há uma variedade aproximada de 40 compostos aromáticos que contribuem para o sabor inigualável e odor agradável e único do KEFIR.