Beber sumo de laranja diariamente pode melhorar a saúde da microbiota intestinal, segundo um estudo realizado por cientistas da Universidade de São Paulo, no Brasil, e publicado na revista Food Research International.
Os cientistas explicam que a microbiota (flora intestinal) desempenha um papel crucial nos processos digestivos, na modulação do sistema imunitário e influencia o bom funcionamento do sistema nervoso central e do cérebro.
No estudo, 85 voluntários foram acompanhados enquanto ingeriam meio litro de sumo de laranja por um período de 60 dias. A quantidade de sumo foi escolhida com base em estudos e pesquisas anteriores. “Com essa quantidade, obtemos uma boa concentração dos bioativos que estudamos, principalmente a hesperidina e a narirutina. Realizámos exames a cada 30 dias para monitorizar os efeitos e não observamos reações adversas”, afirmou a investigadora Camille Perella Coutinho, em declarações.
Após analisarem amostras de urina recolhidas antes e depois da inclusão do sumo na alimentação, os cientistas notaram mudanças significativas nos bioativos excretados pelo organismo. O estudo conclui que as alterações na microbiota ajudaram a proteger o intestino contra inflamações e aumentaram a capacidade de absorção de nutrientes pelo aparelho digestivo.