Embora a ingestão de pimenta esteja cercada por alguns “mitos”, tais como por exemplo: de que causa problemas como gastrite, úlceras, pressão arterial alta e até hemorroidas. Porém convém lembrar que cada pessoa é uma pessoa. A pimenta é uma especiaria conhecida pelo seu sabor picante, oferece uma série de benefícios à saúde que estão a ser continuamente estudados pela comunidade científica e farmacêutica.
De acordo com estudos é a substância química que confere à pimenta o seu sabor picante que “carrega” propriedades benéficas para a saúde. Na pimenta-do-reino, essa substância é chamada de piperina, enquanto que na pimenta vermelha, é a capsaicina.
Embora a capsaicina e a piperina provoquem a sensação de ardor, são estudadas pelas suas propriedades “anti dor”, porque desencadeiam a libertação de endorfinas, que são analgésicos naturais produzidos pelo nosso organismo.
Quando ingerimos refeições “apimentadas”, a capsaicina e a piperina activam determinados receptores na língua e na boca, e enviam ao cérebro a mensagem de que a boca está a “pegar fogo”. Logo, a reacção primitiva do corpo resulta na produção de endorfinas, proporcionando uma sensação duradoura de bem-estar, euforia e um estado alterado de consciência agradável, graças a esse “banho de endorfinas”. As principais reacções são: salivar mais, nariz a pingar, maior transpiração, etc.
Quanto mais picante a pimenta, mais endorfinas são produzidas, resultando em menos dor.
Além disso, as substâncias picantes das pimentas (capsaicina e piperina) estimulam a digestão, aumentam as secreções estomacais, têm um efeito anti flatulência e favorecem a circulação sanguínea.
Outros estudos também destacam a poderosa acção antioxidante (na prevenção do envelhecimento) da capsaicina e piperina, bem como as suas propriedades anti-inflamatórias. Já a capsaicina (da pimenta vermelha), por exemplo, demonstrou bons resultados na prevenção do cancro.
Considerando todos estes benefícios, por que não tornar a sua vida mais picante?
As pimentas
A pimenta-do-reino preta tem uma fragrância intensa e frutada, com tons amadeirados e cítricos. Apresenta um sabor picante, com um toque penetrante. A pimenta branca, embora menos aromática, também possui um paladar picante semelhante à pimenta preta. Tirando o picante o paladar não apresenta mais nenhuma outra característica. Utilize-as moderadamente para realçar o sabor dos alimentos, experimentando combinações com outras especiarias e ervas aromáticas. Seja criativo, mas lembre-se de usá-las com moderação, porque são bastante picantes!