Quando se fala em alimentação saudável, é normal pensar logo em dietas como a mediterrânica, a vegetariana ou a macrobiótica, por exemplo. No entanto, existe uma opção que provavelmente nunca considerou — e que afinal é das mais saudáveis do mundo.
Estamos a falar da comida tradicional da Tanzânia. Segundo um estudo publicado na revista Nature, adoptar uma alimentação onde predominam os vegetais, as leguminosas, os cereais integrais e os alimentos fermentados pode trazer múltiplos benefícios para a saúde.
Os investigadores descobriram que, ao fim de apenas duas semanas a seguir os padrões alimentares típicos deste país africano, houve uma redução nos níveis de inflamação e melhorias no perfil metabólico – — com efeitos positivos que se mantiveram por, pelo menos, um mês.
O estudo focou-se nos hábitos alimentares das pessoas que vivem na zona do Kilimanjaro, no norte da Tanzânia. A base da dieta local inclui hortícolas, frutas, leguminosas, cereais e alimentos fermentados, como a mbege, uma bebida tradicional feita à base de banana fermentada.
Entre os pratos mais típicos estão papas de millet com leite fermentado e taro (um tipo de tubérculo), banana-da-terra acompanhada de feijão e abacate, e pratos à base de mandioca, milho e vegetais verdes.