Muitas pessoas desconhecem ou simplesmente negligenciam, no entanto o manjericão oferece uma variedade de benefícios para além de apenas realçar o sabor de qualquer confecção. É uma erva aromática amplamente utilizada na culinária italiana, apesar de estar cada vez mais difundida na dieta mediterrânica. Está repleta de nutrientes e com uma série de vantagens para a saúde. E quais são?
Por exemplo, numa investigação mencionada no Liverpool Echo, os cientistas conseguiram comprovar que os compostos presentes no manjericão, como o eugenol, auxiliam na redução dos níveis de cortisol, a hormona do stress, promovendo uma sensação de tranquilidade e diminuindo os sintomas relacionados com o stress.
Há ainda outros benefícios, por exemplo, o manjericão apresenta um composto anti-inflamatório que pode reduzir o risco de desenvolvimento de doenças crónicas, incluindo as doenças cardíacas, conforme afirmam estudos científicos em anexo. Além disso, pode contribuir para uma melhoria da pele, acalmar a acne e outras irritações/erupções cutâneas.
O manjericão também demonstrou ser eficaz na protecção do fígado, colaborando nos processos de desintoxicação e prevenindo as lesões hepáticas. Aliás, um estudo efectuado em animais destacou que o manjericão pode reduzir os níveis de colesterol causados pelo stress nos rins, no fígado e/ou no coração. Por fim, é importante mencionar que esta erva aromática pode auxiliar no controlo dos níveis de açúcar no sangue (glicémia).
Fonte:
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28800278/
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28720944/
http://cdn.naturaldispensary.com/downloads/A_Research_Review_of_Holy_Basil.pdf