Para manter uma boa saúde, é essencial adoptar uma alimentação equilibrada e saudável, bem como praticar exercício físico diariamente. A dieta mediterrânica, reconhecida mundialmente como uma das mais saudáveis do mundo, é uma excelente escolha, porém é possível que esteja a comer um alimento que prejudica a sua memória.
Um estudo apresentado por Yuhan Li na Conferência Internacional da Associação de Alzheimer deste ano (2024) revelou que o consumo diário de apenas 28 gramas de carne vermelha processada (por exemplo: produtos de charcutaria e de salsicharia) pode aumentar em 14% o risco de demência. A investigação analisou dados de mais de 130 mil participantes ao longo de 43 anos, evidenciando os efeitos adversos do consumo frequente de produtos como bacon e salsichas.
A carne vermelha tem sido vinculada, em vários estudos, ao desenvolvimento de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer. Por isso, profissionais da área da saúde recomendam reduzir o seu consumo e bem como procurar alternativas em outras fontes de proteína (principalmente de origem vegetal).
A razão é porque a carne vermelha pode promover o aumento da inflamação no organismo, danificando as células cerebrais – que por sua vez prejudicam os processos cognitivos.
Então produtos de charcutaria e de salsicharia – como por exemplo: fiambres, salsichas e bacon, que compõem a maior parte da carne vermelha processada, são ricos em sódio e nitratos, além de conterem elevadas quantidades de gordura saturada, um componente associado à inflamação no organismo.