Beber chá preto e comer frutos vermelhos, citrinos e maçãs pode mesmo fazer bem ao envelhecimento. É isso que diz um novo estudo feito por investigadores das universidades Edith Cowan, Queen’s University Belfast e Harvard.
Segundo os cientistas, estes alimentos são ricos em flavonóides – compostos fenólicos naturais encontrados em várias frutas e bebidas -, que ajudam a manter o corpo e a mente em forma à medida que vamos envelhecendo. Eles podem reduzir o risco de capacidades físicas (perda de força, por exemplo) ou outras complicações que costumam aparecer com a idade.
A investigadora Nicola Bondonno explicou que, de estudos anteriores, já se sabia que quem consome mais flavonóides tende a viver mais tempo e com menos doenças crónicas, como a: demência, diabetes ou problemas cardíacos. “Agora, conseguimos confirmar que essas pessoas também tendem a envelhecer com mais qualidade”, disse.
Já Aedin Cassidy, outra autora do estudo, acrescenta que os flavonóides ajudam a combater inflamações, melhoram a circulação e até ajudam a manter os músculos mais fortes. Ou seja, são importantes para evitar a fragilidade e continuar com uma boa qualidade de vida.
Além dos alimentos já referidos, de acordo com os autores do estudo científico, o vinho tinto e as laranjas também são boas fontes de flavonóides.
Fonte: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0002916525000784?via%3Dihub
























