Inclua este cereal na sua alimentação e usufrua dos benefícios trazidos pelo freekeh.
O freekeh é um cereal bastante rico em nutrientes e é produzido através do trigo verde. Ou seja, a colheita do trigo é feita com a semente ainda verde, proporcionando quando comido um sabor diferente. Por vezes, também é designado como “trigo verde”. Em Portugal, ainda é considerado uma novidade, e promete conquistar os corações daquelas pessoas que procuram uma alimentação mais diversificada e saudável.
Benefícios do freekeh
Este cereal “verde” contém inúmeros nutrientes, tais como vitaminas (principalmente as do complexo B), sais minerais (em especial o potássio, magnésio e zinco), uma concentração mais elevada de proteína vegetal e fibras que ajudam a manter a saúde equilibrada. Entre os vários benefícios temos:
1. Ajuda o aparelho digestivo
Este cereal é composto por um amido de elevada resistência – que é considerado como um probiótico. Ajuda portanto na proliferação da microbiota intestinal (bactérias benéficas que vivem no intestino), garantindo o bom funcionamento de todo o aparelho digestivo.
2. Riqueza em fibras
Este cereal tem quase quatro vezes mais fibras comparando com o arroz integral, por exemplo. A riqueza em fibras além de promover o bom funcionamento intestinal, confere e dá uma sensação de saciedade, o que ajuda e muito àquelas pessoas que procuram emagrecer.
3. Contribui para o controlo da glicémia
Os nutrientes que estão presentes no cereal verde têm um baixo índice glicémico, favorecendo uma absorção lenta e controlada da glucose pelo organismo, evitando desta forma que haja elevados picos de glicémia.
4. Dá mais energia
Freekeh contém uma vasta gama de vitaminas, principalmente relacionadas com as do complexo B. E são estas que, no nosso organismo, têm propriedades de ajudar à produção de energia.
5. Proteína vegetal
Possui um elevado teor em proteína vegetal – aproximadamente 14,5g por 100g. Que é considerado bastante elevado tendo em comparação outros cereais como o arroz, o trigo “amadurecido” e a quinoa (pseudo-cereal). E já agora lembre-se que um copo (do tipo galão ≈ 250ml) de leite meio-gordo apresenta 7g de proteína.
6. Acção antioxidante
Apresenta uma acção antioxidante. Isto quer dizer que a ingestão deste cereal ajuda a neutralizar os radicais livres que prejudicam o nosso organismo, principalmente o envelhecimento precoce.
Nota: Um estudo realizado na Universidade de Adelaide, na Austrália, e publicado na revista Journal of Agricultural and Food Chemistry em 2003, concluiu que o freekeh tem uma concentração de luteína e zeaxantina superior a outras fontes de trigo e massas analisadas. A luteína e zeaxantina são carotenoides que acumulam-se na mácula (do olho) e a protegem da degeneração.
Onde encontrar o freekeh?
Este cereal pode ser encontrado em lojas de produtos naturais ou nas secções de produtos naturais nos supermercados. Também está disponível em alguns sites na internet.
Quem pode comer?
Geralmente o freekeh pode ser comido por qualquer pessoa saudável e sem contra-indicações alimentares específicas. Contudo, por ser o cereal de trigo, é preciso lembrar que contém glúten. Isto significa que as pessoas com doença celíaca, com sensibilidade ao glúten ou alergia ao trigo não devem comer.
Como comer?
Pode fazer parte da dieta em refeições que levariam o trigo convencional, por exemplo. No entanto, existem inúmeras maneiras de incluir este alimento na alimentação. Deixamos alguns exemplos:
– Sopas, cremes e caldos,
– Saladas,
– Legumes e vegetais salteados,
– Legumes assados no forno,
– Recheios,
– Tartes salgadas,
– Smoothies,
– Sumos naturais,
– Etc.
Nota: Também dá para torrar o cereal numa frigideira e comer descascado, como se fosse um petisco. Ao contrário da quinoa, que tem um sabor levemente amargo, o freekeh tem um sabor que lembra um alimento defumado.
Como preparar o freekeh?
De uma forma muito simplista o método de preparação e confecção não poderia ser mais fácil. Só precisa de ter uma panela com água temperada com um pouco de sal ao lume, deixar ferver por 40 minutos. Por outro lado se for a versão triturada, pode levar aproximadamente de 15 a 20 minutos para o cereal ficar macio.
Resumindo, o freekeh é um excelente alimento para dar um “boost” energético na sua qualidade de vida, bem como para diversificar a alimentação do dia-a-dia.