Actualmente, os nano e microplásticos parecem estar em qualquer lado – estão presentes no solo, na água e até no ar. Estas partículas têm impactos negativos na nossa saúde, mas existem maneiras de minimizar a sua exposição. Recentemente, uma pesquisa revelou que simplesmente aquecer/ferver (e filtrar) a água da torneira pode ajudar a eliminar quase 90% destes tipos de plástico.
Especificamente, a pesquisa demonstrou que, “à medida que a temperatura da água aumenta durante a fervura, os minerais presentes na água dura, como o carbonato de cálcio, formam uma crosta conhecida como incrustante, que envolve as partículas de plástico”, referem os cientistas.
Com o tempo, “estas incrustações acumulam-se como o calcário comum, podendo ser removidas ao serem esfregadas, eliminando assim os nano e microplásticos”, explicou Eddy Zeng, líder do estudo. Além de ferver a água, Eddy Zeng sugere que “quaisquer resíduos incrustantes restantes na água podem ser filtrados usando um filtro simples, como por exemplo usando um filtro de café.”
Para chegar a essas conclusões, os investigadores recolheram amostras de água da torneira em Guangzhou, China, e adicionaram diferentes quantidades de nano e microplásticos. Todas as amostras foram submetidas a uma fervura por cinco minutos e deixadas a arrefecer. Em seguida, a equipa quantificou o plástico que permaneceu na água.
Os resultados da pesquisa mostraram que em água com 300 miligramas de carbonato de cálcio por litro, até 90% dos plásticos foram eliminados após a fervura. Já em amostras de água com menos de 60 miligramas por litro, cerca de 25% dos plásticos foram removidos.