Ter uma alimentação equilibrada durante o Verão pode ser um desafio para qualquer um de nós, uma vez que diariamente o apetite varia e a vontade por comer doces aumenta ligeiramente. Porém, existem determinados alimentos e algumas bebidas que se deviam mesmo evitar de consumir nestes dias mais quentes. Porque podem trazer consequências e efeitos prejudiciais no organismo.
Assim dando alguns exemplos de bebidas que não devem ser ingeridas excessivamente – mas sim, moderadamente –, são o café e os chás (lembre-se que chá é diferente de infusão de ervas). Ambas as bebidas têm uma forte componente diurética que favorece o funcionamento dos rins, eliminando o excesso de água do corpo, e o que leva a uma diminuição da pressão arterial. Ou seja, resumidamente significa que há uma eliminação de água do corpo que se for excessiva pode levar a uma desidratação severa.
Nos dias quando os termómetros estão mais altos comer refeições ligeiras é o ideal. Até porque deve-se mesmo evitar as carnes – principalmente vermelhas e cheias de gordura, porque a digestão será feita de forma mais lenta, vai requerer mais esforço por parte do organismo, criando um processo de calor chamado termogénese.
Outros alimentos que podem aumentar a temperatura corporal são aqueles alimentos frios ou gelados. Sejam por exemplo: bebidas com gelo, bebidas refrigeradas ou mesmo os gelados e os sorvetes. A explicação é bem simples, como o organismo tenta equilibrar a temperatura do corpo devido a estes alimentos estarem tão frios, vai aumentar a termogénese porque compensa fazendo mais esforço! Relativamente a alguns gelados, como têm na sua composição açúcares e gorduras torna a digestão mais lenta, o que também pode levar ao aumento da temperatura corporal.
Outra curiosidade é relativamente à manga. Há quem pense que esta fruta é capaz de saciar a sede. No entanto, devido à sua riqueza no mineral potássio – que age como um diurético natural –, a manga é uma das frutas a evitar quando surgem aquelas ondas de calor durante vários dias porque pode desidratar o organismo. Porém é uma excelente ideia se comermos frutas sumarentas, como é o caso do melão, melancia, meloa, laranja, morangos, etc.
Outros alimentos que têm propriedades diuréticas e que devem ser evitados são: alcachofras, alho, beringela, espargos e funcho por exemplo.