Já há alguns anos que se fala que a fome pode ser emocional e, na maioria das vezes, está associada ao stress e há ansiedade do dia-a-dia.
Ouvir música pode diminuir drasticamente a quantidade de comida que se ingere quando se está triste. Este foi o resultado de um estudo feito por investigadores, e apresentado no British Science Festival (Reino Unido). Os cientistas analisaram quantos lanches as participantes do estudo comiam depois de ouvir certos tipos de música.
A psicóloga Annemieke van den Tol, co-autora do estudo, analisou quantos lanches as voluntárias comiam depois de ouvir determinados géneros musicais para compreender e associar como as canções atuam no “combate” de emoções negativas. O resultado sugere que a estratégia pode ajudar algumas pessoas a emagrecer.
As mulheres que ouviram músicas que despertavam sentimentos de raiva ou tristeza – como ‘Back To Black’, de Amy Winehouse, ‘Mockingbird’, de Eminem, e ‘In The End’, dos Linkin Park – comeram metade dos lanches oferecidos (batatas fritas, chocolate e doces) pelos investigadores, em comparação com as voluntárias que não ouviram música. As que escutaram canções com letras de conforto e bem-estar – como ‘Fix You’, dos Coldplay, ou ‘Lay Me Down’, de Sam Smith – comiam cerca de um terço a menos.
Os investigadores acreditam que estes resultados possam estar relacionados com a libertação de dopamina, um neurotransmissor associado à recompensa, e há serotonina, outro neurotransmissor responsável pela sensação de felicidade e prazer, que acontece enquanto ouve-se música. “De forma inconsciente podemos comer porque estamos a sentir algumas emoções negativas, e de certa maneira com a produção de dopamina e de serotonina que daí advém faz-nos sentir melhor. Mas pense em alternativas, como a música que também pode dar-lhe um impulso e fazer sentir-se melhor quando estiver triste ou stressado”, disse a coautora do estudo Annemieke van den Tol.
Por isso pode concluir-se através deste estudo realizado pela Universidade de Lincoln, no Reino Unido, que ouvir música pode ajudar a “enganar” a fome, evitando que se coma demais e fora das horas habituais de se comer.
Nota: Para cada estudo, 120 participantes mulheres foram solicitadas a escolher uma música que ouviram quando estavam tristes, stressadas ou a precisar de distração, e essa música foi reproduzida para cada uma delas quando estavam a comer nas condições do teste.