Como já é do conhecimento público tenho as minhas sensações relativamente a esta associação pública profissional que são: abuso de poder, corrupção, manipulação, incumprimentos, violações dos regulamentos, regras, estatutos, código deontológico, discriminação, etc dos mais variados funcionários e membros de departamentos e órgãos da Ordem dos Nutricionistas (ON).
Este assunto continua relacionado com esta minha comunicação.
A ON não consegue comprovar, até ao dia da minha denúncia (21/05/2019) e também até aos dias de hoje, que o órgão de bastonário acumula a direcção do Gabinete de Intervenção ao Exercício Ilegal. Se não consegue provar, sinto que o órgão de bastonário fez usurpação de funções – violando a lei e os estatutos da ON. E o conselho jurisdicional “fecha os olhos” a tal violação porque, na verdade, sinto que aquelas pessoas têm grandes e fortes laços de amizade. Logo, e como é lógico, nunca vão querer prejudicar os amigos – mesmo que existam incumprimentos e várias violações aos estatutos, leis, ética, código deontológico, etc. Sinto que sempre arranjarão forma de contornar as coisas e de serem ilibados. Resumindo: uns protegem os outros, e os outros protegem esses uns. Poder protege Poder.
Ainda assim ao longo dos anos alerto a Sociedade para outras sensações minhas que existem dentro da instituição: graves deficiências e limitações existentes – sejam elas de caracter cognitivo, intelectual e profissional –, dos mais variados membros dos órgãos desta associação pública profissional, passando também pelos funcionários. E vocês podem comprovar isso pelo email seguinte, quando eu já pedi várias vezes as datas previstas das reuniões do conselho jurisdicional, e mais uma vez a presidente deste conselho responde desta forma:
Na minha modesta opinião, e passo a transcrever o que a presidente do conselho referiu: “Relativamente à informação quanto às datas previstas das reuniões do Conselho Jurisdicional, … que este órgão reúne mensalmente em data a definir previamente.”. Sinto eu que: Se é em data a definir previamente é porque em princípio, e pelo menos, a data da reunião do mês seguinte já foi definida atempadamente. Ou seja, sinónimos para previamente são: atempadamente, antecipadamente, anteriormente, precocemente, antes, etc. Logo pode disponibilizar-me pelo menos essa data. Mas tomem a atenção – e a noção – do conhecimento da língua portuguesa que esta pessoa apresenta.
Não estou a melindrar (para não utilizar outras palavras!) a colega, mas sinto que a mesma não sabe, nem compreende a língua portuguesa o que dificulta muito toda e qualquer comunicação. E o que me assusta mais é que faz parte de um conselho extremamente importante para uma associação pública profissional. Agora reflictam comigo: “Se esta colega tem este tipo de comportamentos, imaginem os restantes funcionários e membros dos restantes órgãos, conselhos e departamentos da ON…” – … e nunca vou encontrar uma resposta para esta reflexão.
Na gíria portuguesa muitos são os nomes que se dão a este tipo de pessoas, que eu nem me atrevo a dizer! Porque repito-me, e finalizo esta mensagem, dizendo que as sensações que tenho relativamente aos funcionários e membros dos vários departamentos e órgãos da ON são de terem graves deficiências e limitações de caracter cognitivo, intelectual e profissional. E sinto que nem sequer procuram evoluir. Bem… na verdade sinto que estas pessoas não sabem fazer melhor, não conseguem fazer melhor e não querem fazer melhor. E lembra-te que são estas pessoas que fazem parte da Ordem dos Nutricionistas e da nossa Sociedade.
P.S – No dia em que deixar de ser membro desta associação pública profissional partilharei com vocês a deliberação de arquivamento do conselho jurisdicional desta minha denúncia ao órgão de bastonário.
E como é logico – quero deixar publicamente claro – que sinto que SOU e SEREI sempre um alvo a abater e de retaliação por parte desta associação pública profissional. Mas fazer o quê? =)
2 comentários