O termo “finger food” provém do inglês e significa: “comida para comer com os dedos”. A expressão tornou-se conhecida quando a actriz inglesa Joan Collins começou a exigir pequenos aperitivos para comer com a ponta dos dedos, porque segundo consta não queria borrar o batom. Actualmente, comer com as mãos já é uma prática bastante comum pelo mundo, por exemplo, não consigo imaginar alguém a comer um pastel de nata ou mesmo um cachorro-quente com garfo e faca.
Há quem considere comer com as mãos um comportamento pouco elegante em determinadas situações, especialmente em eventos e comemorações mais especiais. Hoje em dia, o hábito de comer com as mãos conquistou um novo significado e ganhou uma nova aplicação na gastronomia, ou seja, cada vez mais são utilizados em eventos pratos/receitas de finger food.
A tendência
Simples, saboroso e elegante com um toque requintado, o finger food já é um dos estilos de petiscos mais utilizados nos mais diversos eventos/comemorações. Os alimentos normalmente são servidos em colheres, pequenos copos, palitos ou em qualquer outro utensílio que se possa usar com criatividade. As receitas de finger food vão desde pequenas espetadas e canapés até miniaturas de receitas mais elaboradas. Por ser prático e possibilitar que as pessoas comam em pé, o estilo, desde o início da sua aplicação, que teve uma óptima aceitação põe todas as pessoas. Posso mesmo dizer que simplifica a maneira de servir, e sem “ferir” a etiqueta, oferece pequenas preparações em grande estilo…tornou-se por isso numa óptima opção para qualquer ocasião. O que explica, actualmente, a adesão a este estilo tanto em festas como em outros eventos.
As vantagens
Servir finger food num evento ou numa comemoração traz diversas vantagens para quem opta por este estilo:
– Para além de ser uma opção bastante económica, já que reduz aqueles gastos desnecessários e dispensa a preocupação com a louça utilizada, que deveria ser lavada antes e depois do evento.
– Pode servir pequenas porções de alimentos, e assim dá a liberdade aos convidados de degustarem das várias iguarias apresentadas, ou seja, pode-se oferecer, numa mesma refeição (ou evento/comemoração), várias receitas com os mais variados sabores e apresentações.
As preparações de finger food tanto podem ser servidas frias, como quentes, dependendo da receita escolhida. Vale a pena lembrar que uma boa escolha dos utensílios utilizados como “base” ou “suporte” dessa preparação (ou desse alimento) pode ajudar na decoração do evento tornando-o mais requintado, glamouroso, colorido e principalmente criativo.