Na verdade em quase todas as refeições comemos açúcar, ou seja, hidratos de carbono (na sua forma mais simples: monossacarídeos ou complexa: polissacarídeos). Logo atrevo-me mesmo a dizer que está disfarçado e por vezes acabamos por comer quantidades que o corpo não precisa.
Existem os que estão presentes naturalmente nos alimentos, como é o caso da frutose na fruta; outras vezes são adicionados tanto em confecções, como em alimentos processados industrialmente, como açúcar refinado, mel, dextrose, etc.
O ideal é iniciar o quanto antes uma redução nas quantidades que comemos. E estas são as minhas recomendações:
1 – Procure não eliminar radicalmente e de um dia para o outro
Esta mudança comportamental não deve acontecer de uma forma radical e brusca. Deve preferencialmente ir lentamente e de forma consciente. Por exemplo, reduzir as quantidades de açúcar nas bebidas, como é o caso das infusões e do café pode ser o início.
2 – Estabeleça uma meta diária
Numa consulta de nutrição, e com o nutricionista veja qual é a quantidade necessária e que o seu organismo necessita diariamente de hidratos de carbono. Tendo em conta alguns parâmetros, como é o caso: idade, peso, altura, actividade física, sexo, etc.
3 – Evite beber bebidas açucaradas (refrigerantes e outras)
Este tipo de bebidas devem ser excluídas logo da sua alimentação. Tudo o que são refrigerantes, sumos, néctares, etc devem ser eliminados no seu dia-a-dia. Procure algumas substituições, tais como: águas aromatizadas, infusões geladas sem açúcar, água… por vezes pode optar pelos refrigerantes light.
4 – Não compre refeições pré-confeccionadas nos supermercados
Para além de serem ricas em açúcares, também têm na sua composição muita gordura e sal. Preferencialmente prepare as suas refeições em casa. E se eventualmente não tem muito tempo para as preparar opte por comprá-las em restaurantes da sua confiança – com confecção de refeições caseiras.
5 – Frequente aulas de culinária
É sempre mais uma excelente solução para quem não sabe cozinhar “muito bem”. E simplesmente é um excelente truque para evitar estar sempre a comer fora.