Vou iniciar esta minha comunicação com o que alguém me disse um dia – não com estas palavras, mas a interpretação que fiz foi esta: “Esse tipo de associações são mentirosas profissionais. Têm que saber mentir para agradar! E depois não se passa nada!” – assunto relativo às ordens profissionais.
Com isto quero dizer – que é o que me parece – que o Ministério da Saúde nem se preocupou em realizar algum tipo de investigação e de auditorias presenciais à Ordem dos Nutricionistas (ON) após eu ter apresentado ao longo dos anos várias reclamações/denúncias sobre as sensações que tenho de abuso de poder, corrupção, manipulação, incumprimentos, violações dos regulamentos, regras, estatutos, código deontológico, discriminação, etc dos mais variados funcionários e membros de departamentos e órgãos da ON. Não só acrescentei provas e comprovativos dessas situações, bem como no livro amarelo da própria ON já tinha mencionado isso, por diversas vezes, e uma delas em “tom” de Moção de Censura.
O que me apercebi é que o Ministério da Saúde limitou-se a pedir informações à ON. E eu sinto que esta respondeu o que lhe interessou e mais convinha. Vivendo na vitimização!
E é nesta Sociedade que vivemos, que nos incute a denunciar a violência doméstica, a corrupção, o bullying, a pedofilia, as violações e os incumprimentos, etc… mas para quê pergunto-me eu? Se praticamente os criminosos não são condenados! E mais, são postos em liberdade para continuar a repetir mais do mesmo! Já lá vão 3 mandatos e quase sempre as mesmas pessoas nos cargos.
Ainda assim, e após uns minutos de reflexão, a minha resposta é: “Eu sou diferente e faço diferente! Não me deixo comprar pelo silêncio ou porque vou arranjar mais problemas! Na verdade ser diferente é mais estimulante do que ser o melhor ou viver no medo, na ignorância e/ou na indiferença!”.
Outro assunto: e quem é o órgão de bastonário que em plenas funções vai estudar um doutoramento (e com todo o estudo e trabalho que daí advém) só porque não tinha créditos suficientes para obter o grau de especialista (porque houve a criação das especialidades no seu mandato)… Sabes quem é? A entidade reguladora foi avisada, e fez alguma coisa? Nada!
A minha criatividade remete-me para o pensamento desse bastonário: “Então estou a criar as especialidades e nem sequer tenho possibilidade de entrar numa área? Vou é estudar um doutoramento!”. De que forma, como, quando, onde, para quê, porquê, … são perguntas que não tenho respostas… nem que puxe pela minha criatividade.
Em seguida vou publicar mais duas informações que acho que são deveras importantes no blog… porque como já disse anteriormente e não me canso de repetir: sinto que estas pessoas não sabem fazer melhor, não conseguem fazer melhor e não querem fazer melhor. E está tudo dito!
Informação do Conselho Jurisdicional (ON)
Respostas do Órgão de Bastonário e dos Conselhos (ON)
E como é logico – quero deixar publicamente claro – que sinto que SOU e SEREI sempre um alvo a abater e de retaliação por parte desta associação pública profissional. Mas fazer o quê? =)
E agora já se começa a perceber o porquê da falta de auditorias, do arquivamento das denúncias, etc… ora lê a seguinte notícia: – este meu artigo foi atualizado no dia 04/10/2022.
Conflito de interesses? Ministro da Saúde é casado com a bastonária da Ordem dos Nutricionistas.
E não fica só pela notícia anterior: Manuel Pizarro viola exclusividade? Ministro ainda é gestor de empresa ligada ao setor da Saúde.