O efeito terapêutico deste som é conhecido há séculos. Muitas pessoas recorrem a ele para aliviar o stress, relaxar e melhorar a sensação de bem-estar.
Sensação de calma
O som da chuva é famoso por ter um efeito tranquilizante no nosso organismo. Investigações indicam que activa o sistema parassimpático, responsável pelas funções de “descanso”, equilibrando as respostas de alerta do corpo. Por outras palavras, ouvir chuva provoca uma reacção natural de relaxamento, diminuindo a ansiedade e a tensão muscular.
Além disso, o seu ritmo assemelha-se ao ritmo cardíaco humano. Estudos da Universidade de Sussex mostram que ouvir chuva pode reduzir os níveis de cortisol – a hormona do stress – e aumentar a produção de serotonina e dopamina, ligados ao prazer e à sensação de felicidade.
Redução do stress e benefícios para a saúde mental
Numa época em que a ansiedade é um dos problemas mais evidentes da sociedade actual, estar e escutar sons da natureza – nomeadamente o som da chuva – tem um efeito tranquilizador.
Pessoas que têm uma profissão com rotinas intensas podem beneficiar ao ouvir estes tipos de sons em pequenos intervalos de tempo ou durante tarefas complexas, ajudando o cérebro a funcionar melhor e aumentando a produtividade, por exemplo.
Também há evidências de que a chuva activa áreas do cérebro relacionadas com as emoções positivas.
Melhoria da qualidade do sono
Muitas pessoas conseguem dormir com o som da chuva – mesmo que coloquem gravações. Na realidade, os sons da natureza auxiliam na qualidade do sono, promovendo relaxamento e facilitando o adormecer. Funcionam como um “ruído branco”, abafando ruídos externos e ajudando a manter o sono contínuo. Além disso, contribuem para regular os ritmos circadianos, fundamentais para um ciclo de sono saudável.
Fortalecer a atenção plena
Praticar mindfulness, ou atenção plena, também é favorecido pelo som da chuva. Investigações publicadas na revista Scientific Reports indicam que ouvir o som da chuva ajuda a manter a concentração e a presença mental, seja durante o trabalho ou em actividades como a meditação, por exemplo.
Benefícios cognitivos
Além de melhorar o bem-estar emocional, escutar/ouvir chuva pode trazer vantagens para a mente – não só chuva, como também qualquer som da natureza como temos andado a referir ao longo do artigo. Por ser relaxante, ajuda a manter a concentração e melhora o desempenho em tarefas específicas. Também está ligado ao aumento do foco, da criatividade e da capacidade de resolver problemas – um efeito chamado de “atenção restauradora”.
























