Relativamente aos assuntos desta associação pública profissional – Ordem dos Nutricionistas (ON) não me vou querer alongar muito mais. Porque as respostas dos vários órgãos é sempre previsível… e mais do mesmo.
Resumindo: neste momento os meus pedidos são sempre indeferidos.
Por isso, continuo com as minhas sensações de abuso de poder, corrupção, manipulação, incumprimentos, violações dos regulamentos, regras, estatutos, código deontológico, discriminação, etc dos mais variados funcionários e membros de departamentos e órgãos da ON. E acho estranho as entidades competentes não agirem em conformidade. Pelo que constato só gostam de agir depois dos acontecimentos sucederem, e muitos são os casos na nossa praça: Ricardo Salgado, Joe Berardo, João Rendeiro, João Vale e Azevedo, etc.
Na minha opinião, se há uma denúncia tem que haver uma investigação minuciosa. As entidades devem procurar e averiguar o que se está a passar e não estar à espera de “boas” respostas e respostas de “vitimização” por parte das instituições que estão a ser investigadas. Acho que é o bom senso! E, neste caso, sinto que a ON ludibriou muito bem as entidades que foram por mim avisadas.
Como alguém me disse um dia – não com estas palavras, mas a interpretação que fiz foi esta: “Esse tipo de associações são mentirosas profissionais. Têm que saber mentir para agradar! E depois não se passa nada!”
Deixo em seguida a troca de emails com a ON. Estão os endereços de emails a identificar quem me remete as respostas aos meus pedidos – sempre indeferidos. Quem sabe futuramente, e com a realização de auditorias independentes possam ser encontradas novidades, e nestes casos estes emails vão ser muito importantes.
Resposta do órgão de bastonário:
Resposta do conselho fiscal da ON: por mais estranho que pareça, por mais pesquisa que faça e por mais consultas ao site da ON que faça não encontro os extractos bancários das várias contas da ON. Logo esta notícia relativamente à Ordem dos Médicos faz-me reflectir e ter várias sensações relativamente à ON.
Resposta do conselho geral da ON:
E simplesmente o meu pedido foi: “…agradecia que as pessoas responsáveis por todos os órgãos (à excepção do conselho jurisdicional) e pelos mais variados departamentos que compõem esta associação pública enviassem uma declaração assinada e carimbada a referir que desde a constituição da ON que não foram encontradas quaisquer tipo de irregularidades, não conformidades, omissões, anomalias, etc no respectivo órgão/departamento que dirigem.”
Sinto que se os meus pedidos são indeferidos alguma coisa estranha se passa. Agora tira as tuas próprias elações!
E como é logico – quero deixar publicamente claro – que sinto que SOU e SEREI sempre um alvo a abater e de retaliação por parte desta associação pública profissional. Mas fazer o quê? =)