Actualmente, a nossa alimentação têm estado a ser modificada e a adquirir comportamentos que em nada são saudáveis.
Deixamos de optar pela tão tradicional Dieta Mediterrânica, para optarmos por uma alimentação de péssima qualidade, que engloba um meio cada vez mais depressivo, empobrecido e um estilo de vida moderno (com a falta de exercício físico regular, entre outras situações) desta nova sociedade.
A falta de tempo para preparar as refeições caseiras levam a um consumo elevado de alimentos pré-confecionados e congelados (com a presença de corantes e conservantes), de fast-food, o abuso de gorduras e açúcares, refeições reaquecidas (que destroem os nutrimentos), e estas atitudes vão se reflectir no consumo dos vegetais, das frutas e dos produtos integrais.
Por outro lado, também temos o recurso aos adubos e fertilizantes, o desgaste dos solos, a poluição atmosférica e além disso a falta de atenção que se têm dado às qualidades nutritivas dos alimentos. Todos estes factores colaboram para a perda do valor nutritivo do alimento.
Adquirindo hábitos saudáveis alcança-se uma vida sadia. Mas nem sempre os hábitos mais saudáveis são postos em prática, levando a uma diminuição do aporte de vitaminas e minerais, por isso, só uma pequena percentagem dos indivíduos é que consegue que os níveis dos nutrimentos sejam apropriados.
Como foi dito, vamos estar sujeitos ao stress diário, à falta de exercício físico, ao tabagismo, a pouco repouso, e é devido a estes e outros factores que o interesse pelas Sementes Germinadas têm vindo a crescer.
Actualmente, as sementes germinadas são uma realidade e um auxílio fundamental para o nosso bem-estar, principalmente quando se trata da prevenção.
Apesar da nossa saúde só se tornar mais débil a longo prazo com os maus hábitos, os indivíduos que apresentam uma saúde mais frágil, podem ter implicações mais imediatas ou porque há uma fraca absorção dos nutrimentos ou porque o seu estado de saúde exige uma necessidade aumentada, e que poderão beneficiar com estas sementes germinadas.
O que são as sementes germinadas (ou rebentos ou brotos)
O processo de crescimento começa quando uma semente em contacto com a água evidencia um rebento, que mais tarde vai dar origem à planta adulta. No início do crescimento há a saída do embrião e que em contacto com a luz e com a presença de clorofila, vai deixar emergir um pequeno rebento verde que aliás crescerá bastante depressa. Podemos ter rebentos de sementes de cereais, leguminosas e de vegetais.
Germinação
É um processo em que há uma grande reabsorção de água e toda a energia latente da semente é libertada, originando a planta completa. É através deste processo, que o amido é hidrolisado e convertido em açúcares simples, as proteínas decompostas em aminoácidos, as enzimas e as vitaminas são sintetizadas e os minerais ficam disponíveis para posteriores utilizações.
Este processo pode-se assemelhar à cozedura no ponto de vista de serem os dois uma pré-digestão, mas com uma tónica diferente, ou seja, enquanto que na germinação está-se a dar a síntese e a hidrólise de nutrimentos para que fiquem disponíveis ao nosso organismo, na cozedura há uma perda nutricional devido às elevadas temperaturas que são atingidas.
Quais as sementes mais utilizadas
Normalmente as mais utilizadas são as do agrião, soja, alfafa, rabanete, couves, lentilha, feijão mungo, girassol, rábano, grão-de-bico, girassol, ervilha, entre outras.
O porquê do seu consumo
A quantidade de vitaminas aumenta substancialmente quando as sementes germinam. Isto faz com que este tipo de alimentos sejam bastantes rico em antioxidantes – como exemplo temos as vitaminas A, C e E –, e as vitaminas do complexo B. Para além das funções reguladoras, as vitaminas antioxidantes vão neutralizar os radicais livres (compostos cancerígenos) que se encontram no organismo, derivados das reacções químicas que ocorrem.
Estes rebentos, geralmente, durante o processo de crescimento até serem consumidos, não perdem nenhumas propriedades. O mesmo já não acontece com os vegetais e legumes que compramos, uma vez colhidos, cortados e expostos à luz, ao ar e ao calor vão perdendo os nutrimentos que contêm.
Assim, existem quantidades elevadas de vit.A nas sementes de ervilhas e couves. As vitaminas do complexo B encontram-se nos rebentos de alfafa, rábano, lentilhas e outras. A vit. C em sementes germinadas de soja e trigo. Por seu lado os brotos de girassol, alfafa, aveia são ricos em vit. E.
Não podemos esquecer que estes alimentos têm na sua constituição outros nutrimentos, como os minerais e estes são facilmente assimiláveis pelo o organismo. Um outro benefício é que estes rebentos estão isentos de gorduras saturadas e de colesterol.
É devido a serem hipocalóricos e terem uma riqueza de nutrimentos, que fazem com que estes brotos sejam uma opção na alimentação diária dos portugueses e que cada vez conta com mais adeptos.
Como fazer
Há necessidade de adquirir um germinador e colocar as sementes a germinar, dê preferência a sementes de origem biológica.
Na germinação ocorrem várias etapas, como foram referidas, mas é quando tiverem poucos centímetros de comprimento – o tempo de crescimento vai variar de semente para semente, o melhor é informar-se no momento da compra, que passamos por água corrente e estão prontos a serem consumidos, preferencialmente crus.
Podem ser adicionados às saladas, molhos e enfeitar as refeições cozinhadas.
Podemos também guardar, estes rebentos, no frigorífico para se manterem frescos.
Recomendação
Para termos sementes germinadas, basta seguir alguns conselhos:
- No seu cultivo, é dispensável o uso de terra, de fertilizantes e de pesticidas;
- Produção em curto prazo;
- Facilidade de utilização dos espaços domésticos;
- Possibilidade de germinar uma variedade de sementes, com propriedades diferentes, para compor uma alimentação equilibrada, estruturada e de baixo custo;
- Estes rebentos oferecem quantidades elevadas de nutrimentos.
A alimentação é muito mais do que a satisfação de uma necessidade fisiológica, logo, tem de ser encarada como tal.
A possibilidade que temos de escolher os alimentos deve ser feita de forma responsável e cuidadosa.
Responsável tendo em conta as necessidades específicas do organismo face ao dia-a-dia.
Cuidadosa devido à grande diversidade e variedade de alimentos que existem no mercado. Por isso, o recurso às Sementes Germinadas é uma opção existente e agradável.
Somos o que comemos…que comer seja um prazer.
Por isso cuide da sua Alimentação!