O nosso bem-estar depende dos nossos dentes!
Cultivar o acto de mastigar, ou seja, de triturar adequadamente os alimentos, evitando engoli-los em grandes pedaços, é uma boa medida tanto para facilitar a digestão quanto para controlar a quantidade de alimentos que se come. Qualquer alimento precisa de ser reduzido/triturado para ser absorvido, este processo passa por duas etapas concomitantes, a mecânica (mastigação) e a química (acção das enzimas digestivas), que após estas duas etapas, aumentamos a área de superfície de contacto do alimento para acção das enzimas digestivas (existentes no estômago).
Comer devagar e mastigar muito bem os alimentos, torna a refeição também uma fonte de prazer, porque o sabor dos alimentos é facilmente detectado. Pessoas que têm uma maior predisposição para comerem compulsivamente certos alimentos, como doces, chocolates, biscoitos, bolachas, salgadinhos, etc, podem conseguir ter um maior controlo se mastigarem devagar esses mesmos alimentos, e se levarem pequenas quantidades à boca. Levar pequenas porções de alimentos à boca de cada vez é uma boa maneira de se iniciar uma mastigação adequada, e deve é um hábito que se deve manter.
Uma boa higiene diária dos dentes e visitas regulares ao médico dentista são também práticas extremamente importantes que auxiliam no processo da alimentação e, consequentemente, na manutenção da saúde.
Consciencialize-se sobre a importância da mastigação:
– Desligue a televisão, não oiça musica, e/ou deixe de ler o jornal/a revista/o livro, este período é só para comer!
– Coloque na mesa todos os pratos/opções que tem para comer (sopa, salada, prato quente, bebida e fruta), uma mesa cheia encanta os olhos e acalma a fome.
– Sente-se à mesa como se estivesse num “jantar de gala”, vai ver que se lembra em mastigar e em comer devagar.
– Comece por comer a sopa de legumes e depois a salada. Uma pergunta: Na salada é impossível engolir as folhas de alface inteiras e os pedaços de cenoura, certo? Aproveite esta dica, e às vezes, faça uma salada desta forma, o que faz com que se coma e mastigue devagar.
– Quando for comer carne, para facilitar a mastigação, corte em pequenos pedaços e evite colocar muito alimento no garfo de uma só vez.
– Experimente em repousar os talheres sobre o prato enquanto está a comer. Experimente faze-lo várias vezes durante a semana, como por exemplo, um exercício, depois acaba por ser já um hábito adquirido.
– Evite beber mais de um copo de líquido (água, chá, tisana, sumo sem gás, vinho, …) por refeição (período este que inclui 30 minutos antes e uma hora e meia depois).