A maçã é tão ou mais antiga quanto a história da humanidade. Segundo a Bíblia tem acompanhado o homem desde a sua origem, quando Eva ofereceu uma maçã a Adão, por isso esta fruta, frequentemente, tem uma conotação com o proibido, o tentador e o pecado.
Hoje em dia a maçã permanece tentadora, mas com uma grande diferença do que está escrito na Bíblia, ou seja, o pecado é não comê-la.
Este fruto, além de ser nutritivo, é rico em vitaminas, sais minerais e em pectina (uma fibra solúvel) que estimulam as funções orgânicas, como a desintoxicação, o fortalecimento do sistema imunitário e a manutenção dos órgãos. Apresenta um sabor doce ou ácido – consoante o estado de maturação e a espécie da maçã, tem propriedades refrescantes e adstringentes e ainda propriedades reguladoras únicas. Como o antigo ditado popular diz: “Uma maçã por dia afasta o médico de casa” assim o consumo de uma maçã por dia facilita a digestão, modera o apetite, controla as taxas de colesterol e dos triglicéridos sanguíneos, previne determinadas alergias, irritações físicas, desintoxica o organismo e previne o cancro do aparelho digestivo.
Origem
Não se sabe ao certo a sua origem, no entanto, pensa-se que as várias espécies derivam de pequenas mutações genéticas naturais, assim como de aperfeiçoamentos/melhorias genéticas pelo homem. No entanto tudo indica que as macieiras actuais derivam das espécies selvagens/bravas.
Determinadas espécies de maçãs são apelidadas de variedades selvagens que foram seleccionadas pelo paladar, e posteriormente melhoradas pelo homem, por exemplo, temos a “golden” que foi descoberta ao acaso, numa floresta nos Estados Unidos da América.
Outras variedades foram “criadas” pelo homem, utilizando variedades já existentes. A “jonagold”, por exemplo, tem o nome das espécies que lhe deram origem (ou seja, é o resultado de um cruzamento entre a “jonathan” e a “golden”).
Existem vários milhares de variedades de maçãs mas apenas duas dezenas é que são cultivadas em grande escala.
A cor das maçãs
Os diversos tipos de maçãs apresentam uma grande variedade de cores, por exemplo: vermelha, amarela, verde, às riscas,… A cor depende da variedade mas também das condições de cultura. Para adquirirem cor, as maçãs necessitam de dias quentes e de noites mais frescas. Se a diferença de temperatura entre o dia e a noite não for suficientemente considerável, a maçã ficará verde. Existe uma excepção: a “granny smith”. Ela é colhida verde. Uma característica desta variedade é que as maçãs mudam rapidamente de cor no Outono porque há uma mudança de temperatura nesta época do ano.
O fruto
A maçã é fruto da macieira (que pode ser um arbusto ou uma árvore), tem forma arredondada, tamanho variável entre 5 e 12 cm de diâmetro, a sua coloração muda segundo a espécie (o tipo) podendo ser vermelha, amarela ou verde. A cor da polpa varia entre o branco e o amarelo e deve ter consistência firme. Compre as maçãs de casca lisa e limpa e evite as que tem depressões, cortes ou manchas na casca.
Acondicionar
É uma fruta que se conserva bem durante um bom período de tempo. Deve acondicioná-las numa das gavetas do frigorífico, ou então coloque-as numa fruteira que esteja num local ventilado, tendo o cuidado para que a parte do pedúnculo fique voltada para baixo, para ficar protegido da humidade. Para conservar esta fruta por um maior período de tempo, coloque a maçã no congelador a uma temperatura que seja um pouco acima do ponto de congelamento, por volta dos 2 graus.
- O frio conserva
Geralmente, depois de colhidas são logo vendias a granel, ou então o agricultor guarda-as em câmaras frigoríficas com uma temperatura entre 1ºC e 5ºC. Cada variedade tem as suas exigências, por exemplo uma maçã reineta deve ser conservada a 4 ºC. Caso faça mais frio, ela deixa de ser tão saborosa e apetecível.
A maçã é uma “fruta viva”, ela respira. Para a poder conservar bem, é necessário impedir a respiração, isto é, diminui se a quantidade de oxigénio e de dióxido de carbono na câmara frigorífica e é acrescentado azoto, um gás naturalmente presente na atmosfera e que “adormece” a maçã. Assim, ela conserva-se melhor e durante mais tempo.
Atenção: durante a conservação é necessário retirar todas as maçãs estragadas porque uma maçã estragada pode contaminar todas as outras!
Benefícios
Colesterol: É um excelente alimento para prevenir e manter as taxas de colesterol sanguíneo em níveis aceitáveis, através da ingestão de uma maçã por dia. Este efeito é devido à elevada quantidade de pectina (fibra solúvel), encontrada na casca, a qual previne a absorção de colesterol pelo organismo.
Emagrecimento: O efeito adelgaçante da maçã estabelece-se em dois níveis: o primeiro pela pectina, que dificulta a absorção das gorduras, da glucose e elimina o colesterol; o segundo é uma consequência do primeiro efeito, isto é, o organismo é obrigado a gastar as calorias de reserva, acumuladas sob forma de gordura. O elevado teor em potássio contido na polpa da maçã faz eliminar o sódio excedente, que consequentemente elimina o excesso de água retida no organismo.
Coração: A acção benéfica sobre o coração é feita de duas formas: pela presença de elevadas quantidades de potássio: indispensável na formação de energia para actividade celular, nas contracções musculares e na transmissão dos impulsos nervosos. O potássio é um micronutirente insubstituível na fisiologia do coração. E pela presença da pectina, que evita a deposição de gorduras na parede arterial dos vasos sanguíneos, evitando a arteriosclerose. Uma boa circulação sanguínea reduz a actividade cardíaca, prolongando a vida útil e o bem-estar da função cardiovascular.
Acção adstringente: Na limpeza das “cordas vocais”, a maçã é indicada para este efeito, que devido à sua propriedade adstringente auxilia a limpeza da boca e da faringe, favorecendo uma voz com melhor ressonância.
Medicinal: Excelente alimento para o cérebro, porque contém ácido fosfórico numa forma facilmente digerível. Contribui para um sono tranquilo, impede a formação de cálculos, evita a indigestão e previne as infecções da garganta. É depurativo do sangue, em virtude de apresentar na sua constituição ácido málico, que ajuda a eliminar substâncias tóxicas provenientes do metabolismo.
Nutrientes: além de visualmente muito atractiva, de sabor delicioso e consumo amplamente desejado, a maçã apresenta um valor nutricional invejável perante muitas outras frutas. Uma maçã com mais ou menos 100 gramas oferece os seguintes teores de nutrientes:
Cérebro e a Memória: Fósforo (8 mg)
Coração e sangue: Cobre (0.10 mg), Ferro (0.23 mg) e baixo teor de Lipídios (0.4 g)
Digestão e Intestino: Celulose (1 g)
Rins: Potássio (135 mg)
Ossos: Cálcio (4mg)
Músculos: Hidratos de carbono (13.8 mg)
Para todo o Organismo: Sódio (2 mg), vitamina A (0.03 mg) e vitamina C (4 mg).