A leitura de aura é uma terapia holística e de autoconhecimento que procura compreender e interpretar a energia subtil que é emanada do corpo de uma pessoa. Esta prática está enraizada em várias tradições espirituais e culturas antigas, como o hinduísmo, o budismo e a tradição xamânica. Acredita-se que todos os seres vivos possuem um campo energético ao redor dos seus corpos físicos – vulgarmente conhecido como aura –, que reflecte a sua saúde física, mental, emocional, energética e espiritual.
A aura é descrita como um campo de cores, luzes e padrões que se estende além do corpo físico. Cada cor e tonalidade na aura é associada a diferentes aspectos da pessoa. Os terapeutas da leitura de aura afirmam que a análise dessas cores pode fornecer informações sobre a personalidade, os bloqueios emocionais, os traumas passados, padrões repetitivos, os potenciais de cura e até mesmo previsões sobre o futuro.
A prática da leitura de aura geralmente envolve um leitor de aura experiente, também conhecido como intuitivo ou sensitivo. Este indivíduo tem a capacidade de perceber e interpretar as energias da aura de uma pessoa. Por isso, pode fazer uma leitura por meio da observação directa ou por meio de percepções extra-sensoriais.
Alguns métodos comuns da leitura de aura incluem:
– Percepção visual: O leitor de aura concentra a sua atenção na pessoa e visualiza as cores, tonalidades e padrões que compõem a aura do cliente. Podem ser vistas variações de cor, brilho e intensidade ao redor do corpo.
– Percepção táctil: Alguns terapeutas relatam sentir sensações físicas subtis ao tocar ou ficar próximo à pessoa. Essas sensações podem ser interpretadas como vibrações ou emoções específicas.
– Intuição e canalização: Outros leitores de aura recebem informações intuitivas ou mensagens através da canalização espiritual. Que pode envolver uma comunicação com guias espirituais, mestres ascensos, anjos ou energias e entidades celestiais.
– Recurso a ferramentas: Por vezes alguns leitores de aura utilizam utensílios como cristais, tarot (cartas) ou pêndulos para auxiliar na interpretação das energias da aura.
Nota – A interpretação das cores e padrões da aura pode variar significativamente entre os diferentes terapeutas e não há um padrão universalmente aceite.
Para algumas pessoas, a leitura de aura pode ser uma experiência enriquecedora, esclarecedora e terapêutica, proporcionando “insights” sobre a sua vida (actual, do passado ou do futuro) e ajudando a identificar áreas de desequilíbrio, bem como “gatilhos” que provocam padrões repetitivos com cariz negativo. Por isso, é aconselhável abordar esta terapia com mente aberta, ciente das suas crenças e origens espirituais e do seu lugar dentro do contexto das terapias holísticas.