O Método Alimentação Consciente e Intuitiva é a junção das técnicas e das práticas de uma Alimentação Consciente (Mindful Eating) e da Alimentação Intuitiva (Intuitive Eating). Que também se associam ao Coaching e à PNL (programação neurolinguística).
As siglas MB-MACI referentes ao método significam Mindfulness Baseado no Método Alimentação Consciente e Intuitiva.
Mas, o que significa alimentação consciente?
O Mindfulness aplicado à alimentação chama-se Mindful Eating e foi promovido pela primeira vez pela professora e médica Jan Chozen Bays. Uma espécie de alimentação consciente, comer com atenção plena ou comer consciente. Ou seja, a alimentação consciente é uma forma de prestar atenção ao processo de se alimentar. Significa tentar fazer uma correcta utilização de todos os sentidos (visão, olfacto, audição, paladar e tacto) no momento de comer – seja ele qual for.
A alimentação consciente não é uma forma de controlar o que se come. Ser consciente significa estar presente no momento de comer, sem qualquer tipo de julgamentos, críticas ou juízos de valores. Representa também estar ciente dos pensamentos, sentimentos/emoções e acções associados ao que se come, porque está-se totalmente presente. Podemos escolher comer o alimento que estiver à nossa frente, livre de culpas e julgamentos.
Nesses momentos, permita-se apreciar a refeição sem pensar em mais nada. E transforme a alimentação consciente num hábito diário. Esta prática pode ajudar a dar mais valor ao papel dos alimentos e ao acto de comer ao longo da sua vida.
E o que significa alimentação intuitiva?
A palavra “intuição” refere-se à sensação de saber que algo é verdadeiro. Alimentação intuitiva é um método descrito por duas nutricionistas americanas Evelyn Tribole e Elyse Resch que realçam a importância de comer em resposta aos sinais de fome e saciedade, de permitir comer incondicionalmente qualquer tipo de alimento e de se comer principalmente por razões físicas.
Por isso, a alimentação intuitiva consiste em decidir o que comer com base no que sabemos o que é certo (faz bem e promove bem-estar e benefícios) ou o que é errado (faz mal e causa desconforto) para o nosso corpo.
Ao praticarmos uma alimentação intuitiva começamos a notar o que sentimos ao comer cada alimento. Se certo alimento causa algum tipo de incómodo abdominal e/ou desconforto intestinal, podemos preferir não voltar a comê-lo. Por exemplo, quem é intolerante à lactose recorda-se da sensação causada ao beber leite, e desta forma pode optar por comer alimentos que contêm lactose ou não. Tudo passa por uma escolha e decisão!
De que forma este método é revolucionário?
Porque este método tem por base um programa que dá prioridade, e tem como principal foco de atenção, a pessoa e não a comida, nem as calorias que tem que ingerir diariamente. Por isso não defende nenhum tipo de dieta (seja ela qual for: mediterrânica, vegetariana, paleolítica, alcalina, vegana, nórdica, detox, etc), nem nenhum suplemento alimentar. Aqui é a pessoa o verdadeiro protagonista, para deixar de culpar a comida pelo seu peso a mais ou a sua má relação com a comida. Porque na verdade a comida não engorda. A nossa forma de comer, sim! Deixa-se de pôr a atenção ao que se come ou ao que não se come, para dar-se conta das sensações que estão a acontecer no seu próprio corpo.
Quais são os benefícios?
Como já foi referido anteriormente é a pessoa que tem o protagonismo neste programa/método, uma vez que ao interiorizar os conceitos apresentados vai seguramente relacionar-se de uma forma saudável com a comida, bem como com o seu próprio corpo. No entanto, destacam-se os seguintes:
- Aprender a reconhecer e a tomar consciência dos sinais e das sensações físicas de fome e de saciedade para puder agir em conformidade e de forma mais consciente, em vez de agir de forma impulsiva.
- Identificar as causas e as crenças que desencadeiam os comportamentos automáticos e impulsivos que levam a comer sem pensar, e desta forma puder modificá-los e resignificá-los.
- Distinguir entre fome emocional e fome física ampliando os recursos para poder satisfazer adequadamente as necessidades emocionais de: solidão (sentir-se sozinho e/ou abandonado), euforia (festas e outros eventos), recompensa/prémio (fui promovido, passei num teste, etc), … , sem ter que recorrer aos alimentos e à comida como recurso e compensação.
- Experimentar o que é comer com atenção plena, reduzindo a ansiedade e o stress para poder participar mais na experiência sensorial e recuperar assim o prazer de comer.
- Cultivar e aprofundar uma atitude amável, compassiva e de confiança face ao seu próprio corpo.
Durante a aprendizagem deste método vai observar e experimentar os vários exercícios, técnicas e ferramentas disponíveis como se de um laboratório de experiências se tratasse.
O Método Alimentação Consciente e Intuitiva (MB-MACI) organiza-se recorrendo a várias temáticas e/ou recursos – como o Mindfulness, o Mindful Eating, a Ciência, a Programação neurolinguística (PNL), o Coaching e técnicas de visualização –, que não são mais do que peças de um puzzle.
Programa
O Método Alimentação Consciente e Intuitiva é um programa que está dividido em 8 semanas:
- Semana 1: Observação
- Semana 2: Hábitos MACI
- Semana 3: Objectivos
- Semana 4: Benefícios primários e secundários
- Semana 5: Autocuidado e compaixão
- Semana 6: Motivação
- Semana 7: Crenças
- Semana 8: Hábitos & Integração
Em cada semana irá aprender uma temática diferente, onde estão incluídos conteúdos, técnicas e exercícios diferentes que deve cumprir diariamente/semanalmente para que possa despertar a consciência que existe em si, e autodescobrir-se com atenção e curiosidade para alcançar os seus objectivos. E, particularmente, de comer de forma consciente. Encare os exercícios com alegria e como uma nova experiência, em vez de os ver como um dever. A certeza é que no final vai sentir-se agradecido!
Vai poder sentir os benefícios deste método não só nas qualidades das suas emoções, mas também dos seus pensamentos e consequentemente das suas acções. Haverá um aumento da conexão com a sua sabedoria interior, e com ela o seu nível de equilíbrio, tranquilidade, alegria e criatividade.
É um programa tão completo que inclui técnicas simples, outras mais complexas mas todas elas profundas e transformadoras. Todas com a finalidade de consciencializar e de responsabilizá-lo da forma como encara a alimentação.
Cursos (presenciais e online)
Cursos presenciais – Clique aqui para mais informações e inscrições.
Cursos online – Brevemente
Cartas MB-MACI
Este conceito é uma nova abordagem sobre a alimentação, e a tua relação contigo e com a comida.
Mais do que umas simples cartas, é um material didáctico e de apoio para quem procura tomar consciência dos seus comportamentos e hábitos alimentares. Neste jogo nada está errado e nada está certo! Porque o objectivo é despertar e analisar com curiosidade – sem qualquer tipo de julgamentos e de críticas – o nosso estilo de vida, de forma a modificá-lo e torna-lo mais saudável.
São 62 cartas no total. E várias podem ser as suas utilizações. Podes querer trabalhar com uma todas as semanas ou várias de cada vez. Podes seguir com rigor a instrução da carta, como podes apenas inspirar-te nela. Podes jogar sozinho ou em grupo. Podes tirar uma carta para ti ou para outras pessoas (e que até vivam longe de ti). Deixá-las à vista para que tires sempre uma carta, espalhadas por casa ou no trabalho para que despertes a consciência de outras pessoas ou colá-las na tua agenda ou no frigorifico. As decisões são sempre tuas!
Neste conceito não existem regras! Dá asas à tua imaginação e criatividade e tira uma aprendizagem com isso!